quinta-feira, 21 de março de 2013

Definições por Carla Veiga :


  • Sociedade do conhecimento: uma sociedade sem fronteiras


A era do conhecimento tem sido caracterizada por constantes mudanças impostas pelo mundo moderno levando a sociedade a uma competitividade cada vez mais acirrada,sendo a "inovação" e a "produtividade" as molas propulsoras dessa mutação.
O cenário que tem sido construído,principamente a partir do século XX,seja ele
no âmbito empresarial ou nas relações entre países,é marcado pela busca de inovação técnológica,objetivando introduzir no mercado novas ideias que,consequentemente,levam a criação de novos produtos,serviços,novas técnicas de
gestão e planejamento.






Fontehttp://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1813704-sociedade-conhecimento-uma-sociedade-sem/#ixzz2NKmwr5JY


  • Sociedade da Informação:
O conceito de sociedade da informação surge da necessidade de explicar e simultaneamente justificar o conjunto de fenômenos sociais a que temos vindo a assistir desde meados do século e de forma mais relevante desde a década de 80.
Na base destes enômenos estão as tecnologias da informação (TI) resultantes da convergência entre a informãtica e as telecomunicações.


Fonte:http://literaciadainformacao.web.simplesnet.pt/Sociedade_da_informacao.htm


  • Sociedade em Rede:
Sociedade em rede é uma metáfora actual em que vivemos,constituindo uma teia complexa onde ploriferam vários subconjuntos de sociedades,em constante e rápida mutação,intimamente ligada ao mundo das telecomunicações,permitindo o estabelecimento de relações e interações muito vastas,a nível social,econômico e político,gerando laços de interdependência,bem com o acesso a todo o tipo de informação e a liberização das ideais.




Fonte:http://diarioadistancia.blogspot.com.br/2007/definio-de-sociedade-em-rede.html 



  • Cibercultura:
A cibercultura é uma relação de trocas na sociedade numa relação entre cultura,novas tecnologias e a emergência da internet nas telecomunicações.Também é um termo usado na instauração das comunidades virtuais que popularizão o uso da internet e das tecnologias de comunicação.




Fonte:http://www.infoescola.com/comunicacao/cibercultura/ 

  • Ciberespaço:
O ciberespaço é definido como um mundo virtual porque está presente em potência,é um espaço desterritorializante.Esse mundo não é palpável,mas existe de outra forma,outra realidade.O ciberespaço existe em um local indefinido,desconhecido,cheio de deveres e possibilidades.Não podemos,sequer,afirmar que o ciberespaço está presente nos computadores,tampouco nas redes,afinal onde fica o ciberespaço?Pra onde vai todo esse "mundo" quando desligamos os nossos computadores? É esse caráter fluido do ciberespaço que o torna virtual.


Fonte:http://www.dgz.org.br/jun07/Art_03.htm

  • Imigrante Digital:
Marc Prensky- Os imigrantes digitais são os que chegaram à tecnologia digital mas tarde na vida,e ,por isso,precisam se adaptar. 



Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/saber/983798-leia-entrevista-do-autor-da-expressao-imigrantes-digitais.shtml


  • Nativo digital:
Marc Prensky- Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais.Para eles, a tecnologia analógica do século 20-como câmeras de vídeo,telefone com fio,informação não conectando (livros por exemplo),internet discada- é velha.Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando,por isso não tem medo dela,a veem como um aliado.



Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/saber/983798-leia-entrevista-do-autor-da-expressao-imigrantes-digitais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário