quinta-feira, 21 de março de 2013

Definições por Priscila Neiva:





  • Cibercultura

“O programa da cibercultura é o universal sem totalidade, já que a interconexão deve ser não apenas mundial, mas quer também atingir a compatibilidade ou interperabilidade generalizada. Universal, pois no limite ideal do programa da cibercultura qualquer um deve poder aceder de qualquer lugar as diversas comunidades virtuais e seus produtos. Universal, enfim, já que o programa da inteligência colectiva diz respeito tanto às empresas como às escolas, às regiões geográficas como às associações internacionais”.
A interconexão condiciona a comunidade virtual, que é uma inteligência colectiva em potencial. Lévy, P (pág. 133)




  •  Sociedade do Conhecimento


“Sociedade do Conhecimento pode ser compreendida como sociedade onde o conhecimento é o principal recurso para produção e o principal recurso para criação de riqueza,  prosperidade e bem estar para a população. Por esta razão, o investimento em capital intangível,  humano e  social é reconhecido como o mais valioso recurso para criação de riqueza. Isto é determinado não pela força de trabalho em si, mas sim em nível científico pelo progresso tecnológico e pela capacidade de aprendizagem das sociedades”.  Peter Drucker e por Daniel Bell.


  •  Sociedade da Informação


Segundo Luiz Manoel Borges Gouveia

“A sociedade de informação está baseada nas tecnologias informação e comunicação que envolvem  a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos, como rádio a televisão, telefone e computadores, entre outros. Estas tecnologias não transformam a sociedade por si só, mas são utilizadas pelas pessoas em seus contextos sociais, econômicos e políticos, criando uma nova comunidade local e global: a sociedade da informação”. (2004).

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVJwAL/a-sociedade-informacão


  •  Sociedade em Rede

     Igualmente, apresenta sua formulação teórica do que intitula "a cultura da virtualidade real", lembrando que as culturas consistem processos de comunicação e que, uma vez sendo a comunicação baseada em sinais, não há separação entre "realidade" e representação simbólica. Isso é importante para destacar que as relações humanas, cada vez mais, se darão em um ambiente multimídia, cujos impactos ainda estão por serem estudados”. Castells.



  •  Ciberespaço

“Esse ciberespaço produzido pela coletividade humana não é somente uma rede de conversas on-line, mas é, na verdade, um reconhecimento das competências pessoais de cada indivíduo, isto é, a possibilidade de um novo sistema de validação de competências pessoais. Enfim, é a construção de um novo humanismo. Pierre Lévy.



  •  Imigrante Digital


“...imigrantes são as pessoas que nasceram em um período anterior ou no início do surgimento das novas tecnologias.
Os imigrantes acabem por se adaptar neste mundo, porém ainda encontram algumas dificuldades ou não possuem todas hábitos para sobreviver no mundo digital”. Marc Prensky.

http://e-educador.blogspot.com.br/2007/09/nativos-ou-imigrantes-digitais-quem-voc.html



  •  Nativo Digital

“Ao contrário dos imigrantes, os nativos encaram o mundo digital de maneira diferentes: conseguem fazer várias atividades simultâneas com o computador; encaram o mundo "virtual" com uma extensão do mundo "real"; conseguem ler diretamente na tela do computador; consideram e confiam na Internet com uma fonte segura de informações; etc.”. Marc Prensky.



http://e-educador.blogspot.com.br/2007/09/nativos-ou-imigrantes-digitais-quem-voc.html





Nome: Priscila Neiva L da Silveira

Matricula: 71210338

Nenhum comentário:

Postar um comentário