segunda-feira, 25 de março de 2013

Arte Eletrônica


A arte eletrônica é aquela cujas ferramentas e suporte estão no computador,na computação gráfica,samples digitais,câmera de vídeo e digital. A internet é o principal veículo da arte eletrônica,apesar de já ser exposta em ambientes físicos,com exposições específicas.
A arte eletrônica abriu novas dimensões de representação gráfica e infográfica, muitas expostas no limite entre real e virtual. Na década de 60, este estilo de arte surgiu através da construção de objetos eletrônicos e videoarte.
A videoarte passou a se expandir a partir da década de 70, com o auxílio de grandes computadores da IBM. Na década de 80, com o surgimento do microcomputador, a arte eletrônica amplia através da computação gráfica.

Desde vídeoarte até pintura e foto digital, tudo passou a ser designado como Arte Eletrônica. Na década de 90, surge nos EUA, Internet na forma de World Wide Web, que abriu caminho e espaço para vários tipos de troca de conteúdos, inclusive a Arte Eletrônica que nos últimos anos tem se tornado mais interativa junto com os internautas.



Documentário feito na disciplina Projeto Interdiciplinar do Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília, 2000
Prof.: Dr. Elyeser Szturm
Realização: Alexandre Rangel (http://www.quasecinema.org)

Mostra o trabalho dos artistas: Waldemar Cordeiro, Aroldo e Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, David Carson, John Lund, Bill Viola, Karl Sims, Esterlac e Eduardo Kac.


Nenhum comentário:

Postar um comentário