domingo, 24 de março de 2013

Definições por Márcia Natividade:



  • Socieda da Informação:
Referimo-nos a uma sociedade em que as principais atividades estão integradas pelas novas tecnologias da informação e comunicação e a informação circula em redes eletrônicas. As atividades sociais organizam-se em formatos onde convergem organização, ação e comunicação, ditos ‘modelos de negócio’, funcionando sobre plataformas tecnológicas. [Castro Neves]
É compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nessa nova sociedade, a inovação tecnológica ou novo conhecimento, passa a ser um fator importante para a produtividade e para o desenvolvimento econômico dos países (DRUCKER, 1993; LEMOS, 1999; CHAPARRO, 2001; FUKS, 2003; D'AMARAL)                        

 Também é analisada por Lévy (1999) sob o codinome de “cibercultura”, sendo, pois, este novo espaço de interações propiciado pela realidade virtual (criada a partir de uma cultura informática). Ao explicar o virtual, a cultura cibernética, em que as pessoas experienciam uma nova relação espaço-tempo, Lévy (1998)utiliza a mesma analogia da “rede” para indicar a formação de uma inteligência coletiva”.




  • Cibercultura:
Segundo Lemos (2003, p. 12), "podemos entender a cibercultura como a forma sociocultural que emerge da relação simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações.
http://www.moodle.ufba.br/mod/forum/discuss.php?d=69586es com a informática na década de 1970".



  • Ciberespaço:
O conceito criado por Gibson neste livro, o ciberespaço, é uma representação física e multidimensional do universo abstrato da 'informação'. Um lugar pra onde se vai com a mente, catapultada pela tecnologia, enquanto o corpo fica pra trás. Uma alucinação consensual vivida diariamente por bilhões de operadoresautorizados, em todas as nações, por crianças aprendendo altos conceitos matemáticos.Uma representação gráfica de dados abstraídos dos bancos de dados de todos os computadores do sistema humano. Uma complexidade impensável. Linhas de luz abrangendo o não-espaço da mente; nebulosas e constelações infindáveis de dados. Como marés de luzes da cidade. (Gibson, 2003, p.5-6).

  • Imigrante Digital:

Como “imigrantes digitais”, Mark Prensky denomina todos aqueles que nasceram em período anterior à Internet e procuram incorporar a tecnologia no seu cotidiano, mas deixando sempre um rastro de sotaque analógico nos seus afazeres.


  • Nativo Digital:

Com o surgimento da Internet e sua exploração de forma global, criou-se um espaço virtual, por onde circulam fluxos eletrônicos de dados, conhecido como ciberespaço2. Este ambiente proporcionou a junção da tecnologia com a sociabilidade, criando uma nova cultura: a cibercultura3. Nesse contexto, aparecem os “nativos digitais”, conceito criado por Mark Prensky4 que designa todo aquele que nasceu nesse período e se aproveita de todos os aparatos tecnológicos no seu cotidiano.

http://www.profdamasco.site.br.com/NativosDigitaisEnsinoSuperiorTexto.pdf

Postado por : Márcia Natividade 71210609


Nenhum comentário:

Postar um comentário