sexta-feira, 22 de março de 2013

Definições por Mônica Alves:


Cibercultura:
* Segundo o autor, cibercultura é “a forma sócio-cultural que emerge da relação simbiótica entre sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de 70.” (LEMOS, 2003, p.12).
Autor: Caio Favero

Ciberespaço:
* "O ciberespaço. Uma alucinação consensual experimentada diariamente por bilhões de operadores legítimos, em todas as nações, por crianças sendo ensinados conceitos matemáticos ... Uma representação gráfica de dados dos bancos de todos os computadores do sistema humano. Complexidade Impensável. Linhas de luz variou no não-espaço da mente, aglomerados e constelações de dados. Como luzes da cidade, retrocedendo ... "(Gibson, 1984:51)

Sociedade da Informação:
* “O conceito de sociedade da informação surge da necessidade de explicar e simultaneamente justificar o conjunto de fenómenos sociais a que temos vindo a assistir desde meados do século e de forma mais relevante desde a década de 80. Na base destes fenómenos estão as tecnologias da informação (TI) resultantes da convergência entre a informática e as telecomunicações.
Nesta sociedade da informação, é possível destacar duas questões observáveis na sociedade dos nossos dias que, manifestamente, a influenciam e condicionam. A primeira relaciona-se com as alterações verificadas ao nível da produção/edição da informação, a segunda relaciona-se com a escala em que a informação é difundida/recebida. Estas duas questões e os factores que as instituem interpenetram-se. Um ponto comum às duas é o dos meios de comunicação (media) e o desenvolvimento de que foram alvo no século XX.”
Carina Silva
http://literaciadainformacao.web.simplesnet.pt/Sociedade_da_informacao.htm

Sociedade em rede:
* “A era da internet foi aclamada como o fim da geografia. De fato, a internet tem uma geografia própria, uma geografia feita de redes e nós que processam o fluxo de informação gerados e administrados a partir de lugares. Como a unidade é a rede, a arquitetura e a  dinâmica de múltiplas redes são as fontes de significados e função para cada lugar. ” (Castells, 2003 p.170).
http://www.abrapcorp.org.br/anais2009/pdf/GT3_Carina.pdf

Sociedade do conhecimento:
* “A sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade do tempo real, com ambas possiblidades de controle, armazenamento e liberação de acessos múltiplos conjunto de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na busca por maior competitividade.”
S. Squirra

Nativo digital x Imigrante Digital:
* O termo “nativos digitais” foi adotado por Palfrey e Gasser no livro Nascidos na era digital. Refere-se àqueles nascidos após 1980 e que tem habilidade para usar as tecnologias digitais. Eles se relacionam com as pessoas através das novas mídias, por meio de blogs, redes sociais, e nelas se surpreendem com as novas possibilidades que encontram e são possibilitadas pelas novas tecnologias.
 Porém, aqueles que não se enquadram nesse grupo precisam conviver e interagir com esses nativos e, além disso, precisam aprender a conviver em meio a tantas inovações tecnológicas, são os chamados imigrantes digitais (PALFREY; GASSER, 2011). 
http:\\educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5409_3781.pdf


Postado por Mônica Alves
Matrícula 71210529

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário